Analoty Karpov

Featured Speaker

Analoty Karpov

Grande Mestre de Xadrez

Anatoly Karpov Biography | anatolykarpovchessschool.org

Anatoly Karpov nasceu a 23 de maio de 1951, em Zlatoust, Rússia. Grande mestre de xadrez, foi sete vezes campeão mundial sendo considerado um dos maiores jogadores da história do xadrez. Detém o maior número de vitórias em torneios com mais de 140 primeiros lugares.

Karpov aprendeu a jogar xadrez aos 4 anos de idade e, aos 12 anos, foi aceite na prestigiada escola de xadrez do ex-campeão mundial Mikhail Botvinnik. Tornou-se o mais jovem mestre nacional soviético da história, aos 15 anos, quando venceu o seu primeiro torneio internacional de xadrez. Em 1967, conquistou o 5º no Campeonato Soviético de Xadrez Júnior e de seguida venceu o Campeonato Europeu de Xadrez Júnior. Em 1969, tornou-se o primeiro jogador soviético, desde Boris Spassky, a vencer o Campeonato Mundial de Xadrez Júnior com uma pontuação de 10 em 11.
O seu crescimento foi exponencial, assim como a sua forma de jogar. De partida para partida, o seu jogo era cada vez melhor e, em 1973, ficou em 2º no Campeonato de Xadrez da URSS, depois um primeiro lugar no Torneio Interzonal de Leninegrado. Este último qualificou-o para o Torneio de Candidatos de 1974 que determinaria quem poderia desafiar o Campeão do Mundo Bobby Fischer. Karpov ganhou o torneio, garantindo um oportunidade para desafiar Fischer pelo título mundial.

Todos esperavam ansiosamente a partida pelo título mundial entre Karpov e Fischer, que nunca chegaria a acontecer. Um desentendimento em relação às regras que iriam reger este prestigioso jogo, levou Fischer a recusar defender o título. Esta atitude por parte do Campeão do Mundo resultou na atribuição do título a Karpov. Embora desapontado por não puder desafiar Fischer pelo título, Karpov não deixou de participar em torneios. Durante os 10 anos seguintes, obteve uma fenomenal série de vitórias em torneios contra os jogadores mais fortes do mundo. Para além de jogador, Karpov fundou 15 escolas de xadrez em todo o mundo. Foi membro da Comissão Soviética Suprema de Relações Exteriores e presidente do Fundo Soviético para a Paz antes da separação da União Soviética. É o delegado russo na UNICEF.

Eventos onde esta inscrito